Em janeiro de 2004, aconteceu na Alemanha a "Cata de Berlin", desgustação às cegas que abalou as verdades indiscutíveis do mundo dos vinhos. Tratava-se de uma degustação de vinhos de grande qualidade, e regiões e preços variados. Quarenta jornalistas especializados participaram do painel e deram notas aos rótulos, sem saber quais vinhos tomavam. Depois da grande repercussão deste encontro, ficou provado que nem sempre o vinho precisa ser caro para ser bom.
Com essa breve introdução, apresentamos mais uma boa indicação, o espanhol 'Toro Loco', que, apesar do baixo preço (R$25 aqui no Brasil), foi considerado um dos melhores do mundo num evento semelhante. O rótulo conquistou os holofotes mundiais após conquistar a medalha de prata na "International Wine and Spirits Competition" (Competição Internacional de Vinhos e Destilados do Reino Unido). Na disputa, ele venceu bebidas que custavam até dez vezes mais. Seu sabor foi descrito pelos jurados como "frutado, arredondado e atraente, com toques agradáveis de cereja"*.
Produzido em Utiel-Requena, província de Valência, na Espanha, a partir da uva Tempranillo, o vinho se mostra pronto para beber - o que é uma vantagem, com relação aos outros, é extremamente agradável ao paladar e até sofisticado. Tem uma cor estonteante e um aroma levemente adocicado. Em resumo, é surpreendentemente bom e barato.
Conhecemos o rótulo num jantar de família e gostamos, tanto do vinho, quanto da história. Depois, fomos à procura dele e descobrimos que só está à venda pela internet. Recentemente, encomendamos duas garrafas na Wine, revendedora exclusiva no Brasil.
O vinho é gostoso e de fácil harmonização. Pode acompanhar desde um lanche rápido composto por hambúrguer e batatas fritas até o bom e velho churrasco. Com um porém, ele não faz feio ao acompanhar um prato mais elaborado. Por tudo isso, ele já é o vinho espanhol mais vendido no Brasil, segundo à própria Wine.
Moderno, ele possui tampa screw cap no lugar da rolha
tradicional, o que o torna bem mais fácil de abrir.
Esse vinho foi uma grande influência, tanto para a criação do nosso blog, quanto para o início dos nossos estudos. Ele nos ajudou a abrir a cabeça por ser uma bebida excelente com baixo custo. Antes, tínhamos exatamente a impressão contrária, uma ideia pré-concebida, ou até mesmo um preconceito, no sentido de que os melhores vinhos seriam sempre os caríssimos. Fato este que nos impediria de alcançar as melhores experiências.
Descobrimos que esse é um mundo aberto a todos, e é isso que queremos dividir com vocês!
Até a próxima!
Thaís e Felippe.
*As informações são do jornal Daily Mail.
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